Saiba como fazer Reconhecimento de Firma online

0

Só quem já precisou fazer reconhecimento de firma sabe o quanto esse processo é burocrático e demorado. Porém, desde o dia 18 de outubro de 2021 todos os cartórios de notas do Brasil já podem fazer o reconhecimento de firma online usando a tecnologia blockchain.

O que é reconhecimento de firma?

Reconhecimento de Firma é basicamente o “reconhecimento de assinatura”, é um serviço prestado pelo Cartório de Notas em que o Tabelião confirma que uma assinatura constante no documento é sua. Você pode ter sua assinatura registrada e arquivada em vários Cartórios do país.

Como reconhecer firma online?

  1. É preciso ter o certificado digital notarizado ou do sistema nacional brasileiro de certificação digital, o ICP-Brasil. (Caso você não tenha você pode obtê-lo gratuitamente em um Tabelionato de Notas credenciado)
  2. Assine o documento original e envie ao cartório que você tem a firma aberta.
  3. O tabelião agendará uma videochamada para confirmar a autenticidade da documentação
  4. Agora os envolvidos assinam um termo de validação usando um certificado digital
  5. Depois de todo esse processo o tabelião atesta a autenticidade das assinaturas, em um sistema de blockchain
  6. Assim o documento será disponibilizado para ser retirado ou enviado pelos correios ao solicitante, conforme a escolha dos consumidores.

Atenção: Isso só vale para reconhecimento de firma por autenticidade, quando a pessoa precisava ir até o cartório assinar o documento na frente do tabelião. O reconhecimento de firma por semelhança, que é feito no balcão do cartório, continua sendo realizado presencialmente.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário