Em dois anos, 11º Baep já apreendeu mais de 2 toneladas de drogas

0

Criada em dezembro de 2019, a unidade também já deteve 900 criminosos

 

O 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia completa em dezembro dois anos de intensa atividade no combate ao crime e na proteção à população de Ribeirão Preto e região. Nesse período, o empenho dos mais de 200 homens e mulheres que integram o 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) permitiu a detenção de 553 adultos e adolescentes e captura de 360 procurados, além da apreensão de quase 80 armas e aproximadamente 2 toneladas de entorpecentes e recuperação de 92 veículos produtos de roubo e/ou furto.

O volume de drogas apreendidas é fruto da expertise dos profissionais no trabalho diário e do uso da tecnologia e da inteligência policial aplicada no combate ao crime. Além disso, os animais também têm se tornado cada vez mais importantes aliados nas ocorrências policiais.

A unidades especializada, na Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, opera de forma semelhante aos padrões do patrulhamento de Choque na área do Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3), responsável pelos 93 municípios que cobrem a região. Os policiais são responsáveis pela realização de operações especiais, como ações táticas de policiamento preventivo e ostensivo e de controle de distúrbios civis, além do policiamento com cães.

O 11º Baep conta com cavalos e cães farejadores, sendo que possui pelotão montado (Cavalaria) nas cidades de Ribeirão e Barretos e, além da sede canil de Ribeirão Preto, o batalhão tem canis setoriais nas cidades de Sertãozinho, Franca, Barretos e Araraquara. As atividades desempenhadas com apoio do dos animais figuram, entre as de maior destaque no combate à criminalidade.

Os cachorros têm se tornado grandes parceiros do efetivo da PM do Estado de São Paulo há mais de 60 anos. Eles são utilizados como uma ferramenta de menor potencial ofensivo, em ocorrências em que o policial precisa usar a força física, e no apoio em ocorrências que o policial não conseguiria localizar entorpecentes ou explosivos a olho nu, já que possuem muita agilidade em detecção e excelência em dissuasão e contenção.

Baeps no Estado

O Baep de Ribeirão Preto é um dos batalhões padrão Choque, criado pela atuação gestão. Também há duas unidades na Capital, duas na Grande São Paulo, além das cidades de São José dos Campos, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba. Até 2018, eram apenas cinco Baeps em todo o estado.

 Edição: Aurélio Fidêncio
Clickaraçoiaba; Desde 1999 informando Araçoiaba da Serra com a verdade.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.