Feriado de 20 de novembro – Dia da consciência.

0

POR QUE DIA 20 DE NOVEMBRO É FERIADO EM ARAÇOIABA DA SERRA E EM ALGUMAS CIDADES NÃO É?

O Dia Nacional da Consciência é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
 
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção das pessoas de raça preta na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes brasileiros na luta por direitos para raça preta. O Dia da Consciência é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de pessoas de raça preta na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Zumbi os Palmares foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial. Filho de africanos escravizados,lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores. Em 1695, foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Ele foi decapitado e sua cabeça ficou exposta em praça pública.

Ao longo do século XX existiram vários movimentos que denunciavam o racismo no Brasil.  Igualmente, reivindicavam maior participação da população preta nos âmbitos artísticos, intelectuais e políticos. Assim, percebemos que os movimentos de resistência e pela valorização da cultura e da herança da raça negra sempre existiram no Brasil.

Matéria: Aurélio Fidêncio

Clickaraçoiaba. Desde 1999

 

ASSISTA NOSSOS ÚLTIMOS VÍDEOS

Para assistir o vídeo click no link [INSCREVER-SE]

Para assistir o vídeo click no link [INSCREVER-SE]

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.