Sexo anal engravida?

0

De quais maneiras posso engravidar?

Existem muitos mitos e equívocos sobre como a gravidez acontece. A falta de informação pode criar medos desnecessários relacionados ao sexo e ao nosso corpo, que conduzem a gestações não planejadas. Este artigo pode te ajudar a saber mais sobre vida sexual, proteção e gravidez.

Posso engravidar em qualquer momento do ciclo?

Não, não pode.

A concepção acontece quando o esperma (contendo espermatozóides) fertiliza o óvulo. Há por volta de seis dias do ciclo menstrual em que o contato com o esperma pode levar à gravidez – os cinco dias imediatamente antes da ovulação, e o dia completo depois da ovulação acontecer. A ovulação (a libertação de um óvulo do ovário para a sua trompa de Falópio) acontece habitualmente 13 a 15 dias antes do início de cada ciclo menstrual. Uma vez que o óvulo é liberado, ele pode ser fertilizado entre 12 a 24 horas.

Assim como seu ciclo menstrual, a ovulação pode variar em cada ciclo, e pode até haver alguns meses em que você não ovula. O esperma pode viver dentro do seu corpo até cinco dias. Isto significa que se você tiver uma relação sexual desprotegida, com o “pênis na vagina” (ou usar outra forma de inseminação) nos dias que antecedem a ovulação, o esperma pode sobreviver por tempo suficiente para, potencialmente, fertilizar o óvulo e resultar em gravidez. Essa janela de tempo, quando a gravidez é possível, costuma ser chamada de “janela fértil biológica”.

Posso engravidar mesmo se você usar o método de retirada ou “coito interrompido”

Sim, pode.

O método de contracepção de retirada, também conhecido como “coito interrompido”, é quando o pênis é retirado da vagina, afastando os órgãos genitais antes de ejacular. Isso geralmente não é considerado uma forma eficaz de anticoncepção. De cada 100 pessoas usando apenas coito interrompido, cerca de 22 a 27 vão engravidar no espaço de um ano (2, 3). O coito interrompido não funciona sempre porque é difícil saber quando retirar o pênis. O esperma também pode estar presente no fluido pré-ejaculatório.

Ter sexo de pé pode evitar uma gravidez?

Não.

Em 2010, um estudo mostrou que 18% dos homens entrevistados acreditavam que fazer sexo em pé reduzia o risco de gravidez (5). No entanto, isso não é verdade: a gravidade não é uma forma de anticoncepção.

Limpar a vagina depois do sexo pode impedir a gravidez?

Não.

É uma crença comum que você pode evitar engravidar se você enxaguar ou limpar a vagina logo após o sexo. As duchas vaginais – sejam com água ou com soluções químicas – não funcionam como método anticoncepcional (6). E isso não é tudo: há vários estudos que indicam um aumento do risco de infecções bacterianas, candidíase, doença inflamatória pélvica, câncer de colo do útero, aumento da transmissão de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e outros efeitos adversos à saúde.

Posso engravidar fazendo sexo oral?

Não.

Seja você a fazer ou a receber, não pode engravidar com sexo oral (boquete, chupeta), ou ao beijar. Enquanto o esperma consegue sobreviver 3 a 5 dias no sistema reprodutivo, ele não consegue resistir ao sistema digestivo. Você não pode engravidar por engolir sêmen (esperma, porra). Mas o sexo oral não é totalmente desprovido de risco – qualquer contato oral-genital é um meio de contágio de infecções sexualmente transmissíveis.

É possível engravidar com sexo anal?

Tecnicamente não, mas…

A distância entre o reto e a vagina é muito pequena. Então, se você está praticando sexo anal sem preservativo, é possível que algum espermatozóide também entre na vagina e cause uma gravidez. Não há dados precisos sobre a frequência em que isso acontece, mas geralmente é aceito que isso é possível, mas pouco provável. Dentro do ânus (e dentro do trato digestivo), o esperma não causa gravidez. No entanto, as ISTs, incluindo o HIV, podem ser transmitidos, por isso usar um preservativo (com um lubrificante adequado) é sempre uma boa ideia.

Se não tenho orgasmo, isso significa que não vai engravidar?

Você pode fazer sexo sem orgasmo e mesmo assim engravidar. Mas há uma maneira segura de você ter um orgasmo sem engravidar: só com masturbação.

É melhor usar dois preservativos em vez de um?

Não.

Quando usados corretamente, os preservativos oferecem excelente proteção contra a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), mas se você colocar dois preservativos de uma vez, eles vão esfregar-se um contra o outro e a chance de romperem é maior. O melhor mesmo é usar só um preservativo com um lubrificante apropriado.

Agora você já sabe. Então o que vem depois?

Após informar-se e saber mais sobre seu corpo, decida qual nível de risco de gravidez é adequado para você e escolha o tipo de contracepção ou proteção que quer usar. Lembre-se de que apenas os preservativos podem te proteger contra gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A opção mais segura é usar preservativos e outro método anticoncepcional. Consulte um ginecologista ao menos uma vez por ano.

Edição: Aurélio Fidêncio
Referências
Lenton EA, LANDGREN B, Sexton L. Normal variation in the length of the luteal phase of the menstrual cycle: identification of the short luteal phase. BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology. 1984 Jul 1;91(7):685–9.
Curtis KM, Tepper NK…Whiteman, MK. US medical eligibility criteria for contraceptive use, 2016. MMWR. Recommendations and Reports. 2016;65.
World Health Organization. Family planning/contraception. Fact sheet 351. 2017, July. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs351/en/
 

ASSISTA NOSSOS ÚLTIMOS VÍDEOS

Para assistir o vídeo click no link [INSCREVER-SE]

Para assistir o vídeo click no link [INSCREVER-SE]

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.