
Edital exige nível médio, CNH entre B e E e altura mínima; inscrições vão até 3 de março pela Vunesp.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, retificou o concurso público destinado ao preenchimento de 500 vagas efetivas para o cargo de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe. O certame é organizado pela Fundação Vunesp e oferece remuneração inicial de R$ 4.127,52 em regime de subsídio, com jornada semanal de 40 horas, podendo incluir plantões e horários irregulares.
As vagas são para candidatos com ensino médio completo. Além da escolaridade, o edital exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E, e altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas das 10h do dia 29 de janeiro até as 23h59 do dia 3 de março de 2026, exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 98,00.
ETAPAS DO CONCURSO
A seleção será composta por múltiplas etapas, todas de caráter eliminatório e/ou classificatório:
- Prova objetiva e dissertativa-redação – prevista para 26 de abril de 2026
- Teste de aptidão física – com exames de flexo-extensão de cotovelos, abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos (regras específicas por sexo)
- Avaliação psicológica
- Análise documental
Todas as provas serão aplicadas na cidade de São Paulo. Os detalhes sobre cronograma, conteúdos programáticos e critérios de avaliação estão disponíveis no edital completo.
COTAS
Há reserva de 20% das vagas para candidatos negros, negras e afrodescendentes, e 5% para pessoas com deficiência, respeitados os critérios previstos na legislação municipal e federal.
VALIDADE
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da administração municipal.
==============================
Matéria: Aurélio Fidêncio
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo / Fundação Vunesp
Clickaraçoiaba. A voz confiável da cidade desde 1999.

