Breaking News

Santa Casa de Sorocaba Anuncia Chegada de Equipamento para Iniciar Cirurgias Cardíacas

Novo aparelho de Hemodinâmica, intermediado pelo deputado Vitor Lippi, permitirá que o hospital implemente procedimentos cardíacos, ampliando o atendimento de alta complexidade na região.

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba deu um passo decisivo para ampliar sua capacidade de atendimento de alta complexidade. O hospital acaba de receber um aparelho de Hemodinâmica, equipamento fundamental que permitirá a implantação de cirurgias cardíacas na instituição. A aquisição foi intermediada junto aos governos federal e estadual pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), que já havia atuado para a liberação de R$ 13 milhões que modernizaram o centro de diagnósticos em Oncologia do hospital no ano passado. O padre Flávio, responsável pela gestão da Santa Casa, comemorou a conquista como um grande avanço para a saúde da região.

O novo equipamento é peça-chave para a criação de um serviço de cardiologia intervencionista e cirúrgica. A Hemodinâmica é a área da cardiologia que realiza procedimentos minimamente invasivos para diagnóstico e tratamento de doenças do coração, como a angioplastia (desobstrução de artérias) e a colocação de stents. A posse desse aparelho é o primeiro e mais crítico degrau para que o hospital possa, em breve, realizar cirurgias cardíacas abertas, como pontes de safena e mamária, atendendo a uma demanda reprimida que hoje obriga pacientes de Sorocaba e de dezenas de cidades da região a se deslocarem para a capital.

O deputado Vitor Lippi foi o articulador político da conquista. Após intermediar, em 2024, a liberação de recursos da emenda parlamentar que modernizou o centro de diagnósticos oncológicos, Lippi voltou a atuar junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar a destinação do aparelho de Hemodinâmica para a Santa Casa. A atuação do parlamentar demonstra uma linha de trabalho focada em fortalecer a infraestrutura de saúde de Sorocaba, trazendo equipamentos de ponta que elevam o padrão do atendimento público e filantrópico.

A gestão do padre Flávio à frente da Santa Casa tem sido marcada pela busca de eficiência e por investimentos estratégicos. A modernização do centro de Oncologia, concluída no ano passado, já representou um salto na agilidade e precisão do diagnóstico do câncer na região. Agora, com a perspectiva das cirurgias cardíacas, o hospital se consolida como um polo regional de referência em duas das áreas mais críticas da medicina: cardiologia e oncologia. A administração competente dos recursos, aliada ao apoio político, tem sido fundamental para concretizar esses avanços.

O próximo passo, após a instalação e homologação do equipamento, será a estruturação completa da equipe multidisciplinar. A Santa Casa precisará contratar ou formar uma equipe de cardiologistas intervencionistas, cirurgiões cardiovasculares, anestesiologistas especializados e enfermeiros de centro cirúrgico, além de garantir toda a estrutura de UTI cardíaca pós-operatória. O processo de credenciamento do novo serviço junto ao SUS também será essencial para que os procedimentos sejam cobertos pelo sistema público.

A implementação das cirurgias cardíacas na Santa Casa de Sorocaba terá um impacto profundo. Além de salvar vidas ao reduzir drasticamente o tempo de espera por uma cirurgia urgente, ela trará dignidade e conforto aos pacientes e suas famílias, que poderão ser tratados próximos de casa. Economicamente, fortalece o hospital como uma instituição de excelência e atrai mais profissionais especializados para a cidade. Para a população de Sorocaba e de toda a macrorregião, é a concretização de um antigo anseio: ter acesso a tratamento cardíaco de alto nível, com a qualidade e a tradição da Santa Casa.

Edição: Aurélio Fidêncio
Clickaraçoiaba. A voz confiável da cidade desde 1999.

Aurélio Fidêncio

(15) 99732-1144

Deixe um comentário