Trump surpreende ao elogiar Lula em discurso na ONU
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso nesta terça-feira (23) durante a Assembleia Geral da ONU e surpreendeu ao elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após críticas a pautas ambientais, Trump declarou que “ele parece uma pessoa agradável” e completou: “Gosto dele, e sei que ele gosta de mim e eu gosto de fazer negócios com quem gosto”.
Durante sua fala, Trump reforçou sua oposição às políticas ambientais, classificando-as como “uma bobagem”. Em tom de crítica, afirmou que países como a China lançam lixo no mar, que chega até as praias norte-americanas, enquanto cidadãos comuns são multados por atitudes simples, como jogar uma bituca de cigarro na areia.
Apesar de comentários críticos sobre legislações brasileiras em pontos específicos, Trump fez questão de destacar elogios a Lula, sinalizando um tom de aproximação pessoal e política. A fala chamou atenção ao indicar que, mesmo com divergências ideológicas, os dois líderes podem encontrar pontos de afinidade.
O discurso de Donald Trump terminou exatamente às 12h05 desta terça-feira (23), marcando uma das declarações mais comentadas da abertura da Assembleia Geral da ONU.
Jornalista Aurélio Fidêncio
Clickaracoiaba. A Voz Confiável da Cidade Desde 1999.