URGENTE: Trump taxa o Brasil em 50% para defender Bolsonaro

0

Presidente dos EUA, em seu novo rompante adolescente, ataca o país para agradar aos setores de extrema direita. Se fizer como em outros casos, retirará a cobrança nos próximos dias

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que taxará os produtos brasileiros que entram em seu país em 50% e que tal medida é uma reação em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu aliado ideológico que está às portas de ser condenado e mandado para a cadeia por uma tentativa frustrada de golpe de Estado que se estendeu do final de 2022 ao começo de 2023.

A decisão, na toada impulsiva e adolescente que vem marcando esse seu segundo mandato, foi anunciada no perfil oficial de Trump na rede social Truth Social, pertencente ao seu grupo de mídia, e veio por meio de um texto rocambolesco e confuso que mistura teoria da conspiração com notas de ameaça direta contra o Brasil.

“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à liberdade de expressão dos americanos (como ilustrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS contra plataformas de redes sociais dos EUA, ameaçando-as com multas milionárias e expulsão do mercado brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, os EUA cobrarão tarifa de 50% sobre qualquer produto brasileiro enviado aos EUA, além de todas as tarifas setoriais. Mercadorias transbordadas para evitar essa tarifa de 50% também estarão sujeitas a essa tarifa maior”, escreveu o titular da Casa Branca.

Nos últimos dias, Trump já vinha fazendo defendendo Bolsonaro de forma aberta em suas declarações, querendo fazer crer que o ex-presidente golpista é um “perseguido” e “injustiçado”, ignorando todas as ações criminosas levadas a cabo pelo antigo ocupante do Palácio do Planalto. A reação do chefe de Estado dos EUA já era esperada, tendo em vista as crescentes investidas de seu governo contra o Estado brasileiro e a gestão do presidente Lula.

Agora, é preciso saber quanto tempo demorará para que ele retire a taxação, já que em poucos meses ele impôs esse tipo de medida contra inúmeros países, incontáveis vezes, sempre sob o pretexto de estar descontente com alguma coisa, para depois voltar atrás e suspender a cobrança, o que inclusive rendeu-lhe um apelido que o deixa furioso: TACO (“Trump Always Chickens Out”, em português algo como “Trump Sempre Amarela”).

Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Henrique Rodrigues
Fonte: Revista Fórum
Clickaraçoiaba. A voz confiável da cidade desde 1999

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

error: Vai trabalhar varejeira!