Ciclista de 71 anos é atropelado em Araçoiaba da Serra

0

Ao apurar as informações reportagem do CLICKARAÇOIABA é desdenhada por enfermeira de plantão

Você está lendo isso? Seu futuro cliente também!
Anuncie no
GUIA COMERCIAL DO CLICKARAÇOIABA
Custa pouco e da resultado.
(15) 99732-1144

A enfermeira de plantão negou nos informar qual estado de saúde do idoso

Hoje pela manhã um ciclista foi atropelado por um automóvel quando atravessava na altura do semáforo do cruzamento da Avenida Manoel Vieira com a Avenida Luane Milanda de Oliveira.

O Sr. José Benedito Rolim de 71 anos, sofreu ferimento na cabeça e foi socorrido no Pronto Atendimento da Unidade Mista de Saúde da região central de Araçoiaba da Serra/ SP.

O acidente aconteceu por volta das 10:45h da manhã, a condutora do veículo O.A.S.R. parou para prestar socorro.

O estado de saúde do Sr. José é desconhecido, entramos em contato com o PA e a enfermeira de plantão negou prestar informações.

Editorial Aurélio Fidêncio

Sobre a relação da Unidade Mista de Saúde com a Imprensa Local

UMS Araçoiaba da Serra/ SP

UMS – Araçoiaba da Serra/ SP

Mais uma vez a conduta dos responsáveis pelo atendimento ao público é incompatível. Nós da imprensa somos os olhos da população quando se trata de grandes veículos de nível nacional o atendimento é feito de imediato e com toda cordialidade, quando se trata da imprensa local o descaso e falta de educação é lamentável.

Ao concluir essa matéria após receber a informação do acidente através de duas fontes populares  é praxe entrar em contato com instituições oficiais para confirmar a veracidade da notícia, somos bem atendidos e recebemos toda colaboração de todas as instituições (GCM, PM, PREFEITURA, SECRETARIAS DIVERSAS) a única exceção é o PA, isso é lamentável, pois não pedimos informações confidenciais como número de documentos, nem senha do banco, as informações sempre limitam-se ao estado de saúde do paciente, se está vivo, se ainda está na unidade, e nada além, porém ao ter conhecimento que se trata da imprensa algumas pessoas que trabalham no PA tem uma reação agressiva e mal educada, como se escondessem algo!!!

Afinal por que algumas pessoas tem tanto medo da imprensa? O que tem para esconder?

Entenda o que aconteceu

Em contato com o PA pedimos informações referentes ao estado de saúde do Sr. José, após ser transferido algumas vezes finalmente fui atendido pela “Enfermeira da Plantão”, imediatamente me identifiquei como Aurélio Fidêncio Repórter do Clickaraçoiaba, prontamente negou prestar informações sobre o paciente alegando que tal informação seria sigilosa – “Não é assim que funciona, não posso dar informações a qualquer um, não sei quem está do outro lado da linha” afirmou com tom imperativo – Questionada sobre qual seria o procedimento para obter informações básicas sobre o estado de saúde do paciente a “Enfermeira de Plantão” afirmou que somente a Secretaria de Saúde teria alçada para prestar informações à imprensa, após oferecer a transferência para secretaria e ter meu aceite, desligou o telefone.

Embasamento

Acidentes em vias públicas são presenciados por populares, ao se tratar de uma comunidade pequena como Araçoiaba da Serra, as pessoas que presenciam um concidadão ferido ou vítima de acidente costuma ter posterior interesse ao desfecho, principalmente com relação a integridade e punição de possíveis responsáveis, neste momento cabe a imprensa local apurar os fatos e dar conhecimento a população, sempre preservando a intimidade do paciente e sem comprometer o bom andamento dos serviços públicos como determina a lei.

Conclusão

Quem faz bem seu serviço não vê a imprensa como inimiga, pelo contrário vê como uma oportunidade de mostrar o bom trabalho que presta e possíveis más condições em que exerce seu trabalho.

É como o cidadão de bem e o ladrão na presença da polícia, nós pessoas honestas e de bem ficamos contentes ao ver viaturas da polícia próximo de nossa casa ou em nosso serviço, já o bandido se incomoda.

Não estou comparando os funcionários a bandidos, apenas uma comparação entre a relação entre população x funcionalismo, também não generalizo, conheço ótimas pessoas que trabalham muito mesmo ganhando pouco, o PA de Araçoiaba é um dos melhores da região, tem ótimas pessoas que trabalham lá. Mesmo a Ref. “Enfermeira de Plantão” pode ser uma ótima servidora (não conheço seu trabalho então não posso afirmar nem negar).

A questão aqui que alguns poucos servidores (um da GCM e alguns da Saúde) que precisam rever seu comportamento diante do povo (imprensa e vereadores representam o povo) e tentar não obstruir o trabalho de livre acesso a informação, e/ou fiscalização, sobre tudo a órgãos públicos.

Quem determina se certas informações devem ou não ir a público somos nós da imprensa e não servidores de órgãos públicos.

O ofício de jornalista é conhecer as leis e reportar os acontecimentos junto a comunidade sem causar ônus e sem expor quem não se deve, para isso estudamos e nos preparamos como profissionais além de responder criminalmente sobre publicações irregulares.

Considerações finais

Mais uma vez peço desculpas aos bons servidores inclusive a “Enfermeira de Plantão” que por ventura pode estar cumprindo ordens superiores, eu mesmo sou usuário dos serviços da UMS em questão, e sempre fui e sou bem atendido, e observo o mesmo bom atendimento nos demais pacientes quando ali estou. Reforço que a questão aqui não é o atendimento médico e ambulatorial em si, e sim a falta de respeito com a imprensa local.

Quaisquer servidores ou servidoras que se sentirem ofendidos, coloco a disposição o direito de resposta na forma da lei. Também convido aos chefes de setores públicos que examinem a LEI NO 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 que trata dos direitos e deveres da imprensa no tocante a privacidade e direito de acesso a informações de interesse público.

E para que nas próximas oportunidades não aja dúvida de quem está do outro lado da linha me chamo Aurélio Fidêncio e estou à frente da comunicação online em Araçoiaba da Serra desde 22 de outubro de 1999.

Este pequeno tutorial que sirva de alerta e informativo para quem se deve, havendo continuidade da obstrução e falta de decoro com nosso trabalho, vamos citar nomes e mobilizar nossos colegas da imprensa local para buscar medidas judiciais e punitivas aos responsáveis.

(ou melhor, aos irresponsáveis)

Matéria: Aurélio Fidêncio
Fonte: GCM Araçoiaba da Serra
Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP – Desde 1999
PARTICIPE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP:
http://www.clickaracoiaba.com.br/?page_id=3899 


PARTICIPE:

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário