Palavras de transição: por que e como usá-las

0

Usar palavras de transição em sua escrita pode ajudá-lo a melhorar a legibilidade de seu conteúdo. Essas palavras ajudam o fluxo do texto e mostram aos leitores a relação entre frases e parágrafos. Mas o que são exatamente? Por que eles são tão importantes? E como você deve usá-las?

O que são palavras de transição?

Palavras de transição são palavras como ‘e’, ​​’mas’, ‘então’ e ‘porque’. Eles mostram ao leitor a relação entre frases, sentenças ou mesmo parágrafos. Ao usá-los, você torna mais fácil para seus leitores entender como seus pensamentos e ideias estão conectados. Além disso, eles preparam seu leitor para o que está por vir.

Veja o exemplo a seguir:

Eu empurrei o dominó. Como resultado, ele caiu.

Quando você começa uma frase com ‘como resultado’, seu leitor saberá imediatamente duas coisas:

  1. O que aconteceu na primeira frase causou algo;
  2. A segunda frase vai descrever o efeito.

Ao usar a frase ‘como resultado’ aqui, você mostra que as duas frases separadas são parte de um processo. Mesmo sem ter lido o resto da frase, seu leitor já pode adivinhar o que está por vir. De certa forma, as palavras de transição são a cola que mantém seu texto unido. Sem eles, seu texto é uma coleção de frases. Com eles, as partes individuais se unem para formar um todo.

As palavras de transição nem sempre precisam ser colocadas no início de uma frase. Observe os seguintes exemplos:

Ele é um cara muito legal. Ele nos levou para jantar ontem, por exemplo.

Neste exemplo, ‘por exemplo’ é colocado no final da frase. No entanto, ainda fornece ao leitor informações sobre como as duas frases estão relacionadas.

Gosto de sua companhia porque ele sempre conta histórias interessantes.

Neste exemplo, ‘porque’ não conecta duas sentenças, mas duas cláusulas. Palavras de transição podem conectar qualquer coisa, desde frases curtas a parágrafos inteiros .

Explorando palavras de transição com um exemplo

Vamos usar um exemplo mais concreto . A seguir, você vê o Texto A e o Texto B. O Texto A não contém palavras de transição. Superficialmente, o Texto B é exatamente o mesmo, só que adicionamos palavras de transição para torná-lo mais fácil de ler.

Texto A
Vou discutir alguns motivos pelos quais a prática é importante para o aprendizado de habilidades. A única maneira de realmente dominar uma habilidade é realmente fazendo o que você terá que fazer no mundo real. Acho que a prática pode ser uma maneira divertida de dedicar as horas necessárias. Algumas pessoas irão discordar. Diz-se que as pessoas tendem a se lembrar de apenas 10-20% do que ouviram ou leram. Esse número sobe para até 90% quando você coloca a teoria em prática. Acompanhar a explicação com prática é a chave para dominar uma habilidade.

Texto B
Neste parágrafo , discutirei alguns motivos pelos quais a prática é importante para o domínio de habilidades. Em primeiro lugar , a única maneira de realmente aprender uma habilidade é realmente fazendo o que você terá que fazer no mundo real. Em segundo lugar , acho que a prática pode ser uma maneira divertida de dedicar as horas necessárias. Existem, no entanto , algumas pessoas que irão discordar. Em terceiro lugar , e mais importante , é dito que as pessoas tendem a se lembrar de apenas 10-20% do que ouviram ou leram. Além disso , esse número sobe para até 90% quando você coloca a teoria em prática. Em conclusão , seguir a explicação com prática é a chave para dominar uma habilidade.

O texto A não é um parágrafo terrível. No entanto, as diferenças são claras como o dia. O texto B mostra melhor que há três argumentos separados para apoiar a afirmação com uma conclusão definitiva. O leitor nunca precisa se perguntar se uma frase ainda pertence ao argumento anterior ou a um novo. Além disso, mostra até mesmo a relação entre as sentenças em um argumento. Portanto, as pessoas acharão mais fácil ler este texto e permanecerão na página por mais tempo. E este é apenas um parágrafo curto e convenientemente organizado!

Tipos de palavras de transição

As palavras de transição podem ser divididas em várias categorias, com base no tipo de transição que você deseja fazer. Freqüentemente, há várias palavras disponíveis para uma transição. Às vezes, eles significam exatamente o mesmo, às vezes há pequenas diferenças. Se você não é um falante nativo ou tem dificuldade com o idioma em geral, terá que estudar e praticar seu uso para poder fazer escolhas melhores.

Transição Exemplo de palavra / frase Frase de exemplo
Causa e efeito Portanto, como resultado, então, consequentemente Estou cansado. Portanto, estou indo para a cama.
Esclarecimento Ou seja, para esclarecer Estamos deixando você ir. Em outras palavras, você está despedido.
Contraste Mas, no entanto, por outro lado Eu não gosto de frutas. No entanto, eu gosto de bananas.
Exemplo Por exemplo, por exemplo À noite, gosto de relaxar. Por exemplo, gosto de assistir TV.
Ênfase Acima de tudo, o mais importante, certamente Existem muitas razões para fazer exercícios regularmente. Acima de tudo, mantém você saudável.
Enumeração Em primeiro lugar / em segundo lugar, além, e, além disso, além Hoje vou escrever um post. Além disso, estou gravando algumas vídeo-aulas.
Tempo Enquanto isso, durante, posteriormente, depois disso Vou começar dizendo o que são palavras de transição. Depois disso , direi por que você deve sempre usá-los.
Semelhança Da mesma forma, da mesma forma, na mesma linha Ela se esforçou muito para entreter seus convidados. Da mesma forma , ele colocou todo o seu coração e alma para preparar um grande jantar.
Resumir / concluir Em conclusão, para resumir, em suma Em conclusão , as palavras de transição são um aspecto importante dos direitos autorais de SEO.

Por que eles são importantes para o SEO?

As palavras de transição facilitam a leitura e a compreensão de um texto. E a legibilidade é muito importante para o SEO . Embora não influenciem diretamente o seu SEO, eles são um dos principais fatores para a legibilidade.

As palavras de transição também desempenham um papel crucial na estruturação do seu texto. Isso leva a uma melhor compreensão do seu texto pelos leitores. Um texto bem estruturado ajuda a atrair leitores para o seus conteúdos e contribui para o SEO!

O que as palavras de transição verificadas no SEO fazem?

A verificação de palavras de transição no SEO avalia se você usa ou não palavras de transição suficientes. Se pelo menos 30% das sentenças em seu texto contiverem uma palavra de transição, o marcador ficará verde. Você receberá uma marca laranja se usá-los em mais de 20% ou em menos de 30% de suas frases. O marcador ficará vermelho se menos de 20% das sentenças do seu texto contiverem uma palavra de transição. Isso é menos de 1 em 5 frases.

Como melhorar o uso de palavras de transição

Existem várias áreas de problemas potenciais quando se trata de palavras de transição. Vamos começar com a boa notícia: usos todos t hem de alguma forma. Existem muito poucos autores que nunca usam as palavras ‘e’, ​​’mas’, ‘ou’ e semelhantes. Usá-los corretamente ou com freqüência suficiente, no entanto, não é natural para todos. Usar palavras de transição com sucesso requer algumas coisas. Voce tem que:

  1. Conheça as palavras de transição;
  2. Tenha uma ideia clara das relações entre pensamentos e ideias separados em seu texto;
  3. Saber aplicar as palavras de transição de forma adequada e contextualizada;

1. Conheça as palavras

Na verdade, saber as palavras de transição é mais comumente um problema para falantes não nativos. No entanto, muitos falantes nativos também poderiam se beneficiar estudando os menos frequentes. Em qualquer caso, é fácil de fazer. Você simplesmente procura uma lista de palavras de transição e estuda suas definições. Não o subestime também! Frequentemente, são bastante matizados e realmente dependem do contexto.

2. Esteja ciente de como seus pensamentos e ideias se relacionam uns com os outros

Nas atribuições de postagem do blog, as pessoas pedem feedback em nossos cursos de treinamento de SEO, vemos um padrão claro. Pessoas que têm uma ideia melhor da estrutura de seu texto também usam mais palavras de transição e o fazem de maneira mais eficaz. Muitas vezes, as pessoas simplesmente começam a escrever e basicamente veem o que acontece. Então o que você pode fazer?

Divida seu texto em introdução, corpo e conclusão e certifique-se de saber a que objetivo cada parágrafo serve. Em seguida, examine seu texto em um nível de frase. Encontre oportunidades para fazer transições que façam sentido. Se você tem dificuldade com isso, tente ler textos de outros autores e veja como eles usam palavras de transição.

Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Marieke van de Rakt
Fonte: Yoast

CLICKARAÇOIABA – Desde 1999

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário