
Casal que se apresentava como protetores nas redes sociais e arrecadava doações via Pix foram presos em flagrante; os animais estão desnutridos, doentes e sem assistência.
A Polícia Civil desmantelou, na manhã desta terça-feira (3), uma suposta organização de proteção animal que, na realidade, mantinha dezenas de cães e gatos em condições de extrema negligência em Araçoiaba da Serra. A “Operação Impostor”, deflagrada pelo Setor de Proteção Animal (SEPA) de Sorocaba com apoio da polícia local e da prefeitura, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência onde foram encontrados cerca de 90 animais. Os dois investigados, um casal que atuava nas redes sociais arrecadando doações via Pix alegando que o dinheiro seria usado para custear os cuidados, foram presos em flagrante pelo crime de maus-tratos. A ação revelou um cenário de abandono, com animais magros, doentes, feridos e sem qualquer acompanhamento veterinário.
No interior da propriedade, os policiais se depararam com uma situação crítica. Os animais, que não eram castrados, permaneciam todos juntos em um mesmo ambiente, o que levou a uma reprodução descontrolada. Havia fêmeas no cio, com filhotes, e uma cadela recém-parida, todas sem assistência adequada. Em um dos cômodos, foram localizados 37 gatos confinados sem condições mínimas de higiene, ventilação ou alimentação balanceada. Um dos felinos apresentava uma lesão ocular grave e estava sem tratamento. De forma alarmante, os agentes não encontraram no local nenhum saco de ração para cães, apenas uma pequena e inadequada quantidade de ração para gatos, insuficiente para a quantidade de animais.
A prisão em flagrante do casal ocorreu após a constatação das condições insalubres e da evidente falta de cuidados. A investigação havia partido de denúncias sobre a atividade do perfil nas redes sociais, que pedia doações sob a fachada de um trabalho protetor. Os animais em estado mais grave foram imediatamente encaminhados para atendimento veterinário de urgência. Os demais ficaram sob a guarda e responsabilidade da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, que dará continuidade aos procedimentos necessários de acolhimento e cuidado. O caso segue sob investigação para apurar o total arrecadado indevidamente e a extensão dos maus-tratos.
A operação serve como um alerta para a comunidade sobre a importância de verificar a idoneidade de perfis e instituições antes de realizar doações. As autoridades reforçam que canais oficiais de denúncia, como o disque-denúncia da polícia ou órgãos municipais de proteção animal, são o caminho seguro para reportar casos suspeitos.

Você também pode colaborar para combater maus tratos ou imprudencia com animais perigosos soltos na via:
Quando Denunciar:
Abandono, agressão física, envenenamento, correntes permanentes, falta de higiene, água ou comida, e ausência de abrigo do sol/chuva são considerados maus-tratos.
Como Ajudar:
Reúna Provas: Documente com fotos/vídeos (se seguro) e anote detalhes para a denúncia.
Registre um BO: Essencial para responsabilização criminal, além da multa administrativa.
Como denunciar:
Aqui em Araçoiaba entre em contato com o Paulo (chefe da Fiscalização da Prefeitura), através do número: (15) 3281-7000, alguns casos mais urgentes são tratados diretamente pelo setor com apoio da GCM, em outros casos você receberá orientação.
Outra opção é denunciar através da DEPA – DELEGACIA ELETRÔNICA
DE PROTEÇÃO ANIMAL [click aqui].
==============================
Edição: Aurélio Fidêncio
Fonte: Polícia Civil do Estado de São Paulo
Clickaraçoiaba. A voz confiável da cidade desde 1999.

