Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar completam 50 anos

0
  • ☠️ A PANDEMIA NÃO ACABOU A COVID-19 CONTINUA MATANDO MILHARES DE PESSOAS, SALVE SUA VIDA, SIGA AS ORIENTAÇÕES DO GOVERNO.

História da unidade é marcada pela evolução dos procedimentos e desempenho no combate à criminalidade em São Paulo

As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) completam 50 anos de prestação de serviço à segurança pública de São Paulo nesta quinta-feira (15). A especializada, criada em 1970, opera com foco no patrulhamento tático, escolta especial de autoridades, valores e presos, além do controle de distúrbios civis na Capital e Grande SP.

Comandada atualmente pelo Tenente Coronel Coutinho, a modalidade de patrulhamento, que pertence ao 1º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), possui 540 policiais militares e 101 viaturas operacionais empenhadas em garantir a segurança de toda a população por meio de ações diárias, operações especiais e estratégicas no combate à criminalidade.

“O momento em que a unidade se encontra hoje é resultado de muita evolução. Evolução dos equipamentos de proteção individual, armamentos, fardamento e treinamento. A evolução na postura operacional, buscando cada vez mais melhorar, e com qualidade, nossos indicadores de produtividade, sem renunciar à tradição e doutrina que marcaram os 50 anos da Rota”, declarou o comandante.

Os PMs que atuam na Rota passam por treinamentos diários, com aulas teóricas, práticas e cursos específicos nos quais são ensinados e aprimorados os procedimentos de abordagem, busca, prisão e demais atividades pertinentes ao cotidiano da unidade.

A especializada também atua em cidades do interior em situações nas quais é necessário o emprego de maior efetivo no policiamento, como na Operação Verão, e em outras operações desenvolvidas ao longo do ano.

“Que possamos seguir evoluindo e buscando cada vez mais nos tornarmos referência brasileira em matéria de patrulhamento tático motorizado, bem como no apoio às unidades territoriais que atuam em todo Estado”, conclui o Tenente Coronel Coutinho.

Edição: Aurélio Fidêncio
Fonte: Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Clickaraçoiaba- O primeiro Portal de Notícias e Variedades de Araçoiaba da Serra, no ar desde 1999.

_________________________________________________________________________________________

Assista nosso último vídeo e Inscreva-se em nosso canal no YouTube:

  Participe de nosso grupo no WhatsApp: 
Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário