Presidente reafirmou que só deixaria de disputar em 2026 por saúde ou se surgisse alguém melhor
Presidente reafirmou que só deixaria de disputar em 2026 por saúde ou se surgisse alguém melhor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre o cenário eleitoral de 2026 e fez duras críticas à oposição de extrema direita. Em entrevista ao “SBT Brasil”, nesta sexta-feira (5), Lula afirmou que esse campo político não voltará a governar o país.
“Só tem uma hipótese de eu não ser candidato, se tiver algum problema de saúde ou se aparecer algum candidato melhor do que eu. Agora uma coisa tenho a dizer: a extrema-direita não voltará a governar esse país”, declarou o presidente.
Aos 79 anos, prestes a completar 80 no próximo mês, Lula disse que ainda não decidiu se será candidato. Ele reforçou que sua idade pode pesar na escolha, mas não descartou a possibilidade de buscar a reeleição.
O presidente também afastou a ideia de que já exista um nome definido como seu sucessor. “Tenho uma trajetória política que quem deve estar preocupado são meus possíveis adversários”, afirmou. “Se eu tomar decisão de ser candidato, serei candidato para ganhar as eleições”.
A fala mantém o clima de incerteza sobre 2026, ao mesmo tempo em que fortalece o discurso contra adversários políticos ligados ao bolsonarismo, em um contexto de polarização que deve marcar a próxima disputa presidencial.
* A entrevista ainda está em andamento, essa matéria poderá sofrera atualizações.
Veja a entrevista na íntegra no canal do SBT Nwes no YouTube:
Matéria: Aurélio Fidêncio
Informações: SBT News
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.