“Planta-pênis” carnívora pode crescer até 30 cm e é nativa do Camboja.

0

Aplanta carnívora vulgarmente chamada de “planta-pênis” (espécie Nepenthes holdenii) foi descoberta há pouco anos e sempre causa “espanto” pelo formato com aparência fálica.

Os primeiros vídeos publicados na internet (que obviamente viralizaram rapidamente à época) foram registrados no oeste do Camboja, nas montanhas Cardamom, e a espécie foi encontrada pela ONG Fauna & Flora International, vivendo a 800 metros de altitude.

A “planta-pênis” pode chegar a medir até 30 centímetros e utiliza uma forma passiva para capturar insetos. A parte superior da planta é chamada de perístomo (“cabeça”) — onde secreta fluidos e néctar para atrair insetos em sua armadilha mortal.

Na borda da entrada da planta existe uma camada revestida por uma cera epicuticular — mistura complexa de várias substâncias — fazendo os insetos perderem o equilíbrio, deslizando para o fundo da armadilha.

No fundo, acumula-se água das chuvas, o que impede que insetos voadores tentem sair. A partir daí começa o processo de “digestão” onde ela irá absorver todos os nutrientes que precisa.

💁🏽‍♂️ Compartilhe no Facebook e WhatsApp

A planta é considerada muito resistente e consegue renascer com facilidade, mesmo em regiões afetadas por queimadas.”

Fonte: Jornal Ciência

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.