
Filme nacional concorre simultaneamente a Melhor Filme, Internacional e Direção de Elenco; Wagner Moura é indicado a Melhor Ator, e Adolpho Veloso a Melhor Fotografia.
O cinema brasileiro viveu um dia histórico nesta quinta-feira, 22 de janeiro, com o anúncio das indicações ao Oscar 2026. O longa-metragem “O Agente Secreto” conquistou quatro indicações, igualando o recorde nacional estabelecido por “Cidade de Deus” em 2004. O filme está concorrendo simultaneamente às categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional (onde é considerado favorito) e à nova categoria de Melhor Direção de Elenco. Além disso, o ator Wagner Moura recebeu uma indicação individual a Melhor Ator por sua atuação no longa. Em outra frente técnica, o Brasil ainda comemora a indicação do cinegrafista Adolpho Veloso a Melhor Fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.
A presença de “O Agente Secreto” na principal categoria do prêmio, a de Melhor Filme, é um feito raríssimo para uma produção de língua não-inglesa. O filme disputa a estatueta com outros oito concorrentes, incluindo “Pecadores”, que lidera o geral com 16 indicações. Para vencer, precisará do voto de todo o colégio eleitoral da Academia, composto por mais de 10 mil profissionais. Na categoria de Melhor Filme Internacional, o longa brasileiro enfrenta produções da Noruega (“Valor Sentimental”), França (“Foi Apenas um Acidente”), Espanha (“Sirât”) e Tunísia (“A Voz de Hind Rajab”).

A indicação de Wagner Moura a Melhor Ator coroa uma temporada de premiações vitoriosa para o ator, que já havia vencido o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama pelo mesmo papel. Ele concorre com pesos-pesados de Hollywood: Timothée Chalamet (“Marty Supreme”), Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Ethan Hawke (“Blue”). A nomeação consolida Moura no cenário internacional e é vista como um reconhecimento da força dramática do cinema brasileiro.
A quarta indicação de “O Agente Secreto” é para a nova categoria da Academia: Melhor Direção de Elenco (ou Casting). A indicação é um testemunho do trabalho da diretora de elenco em montar um conjunto coeso e poderoso, liderado por Moura. Nesta disputa, o filme compete com “Hamnet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra” e “Pecadores”. Paralelamente, o país celebra a competência técnica de Adolpho Veloso, indicado a Melhor Fotografia por “Sonhos de Trem”, um reconhecimento à excelência visual da cinematografia nacional.
O anúncio das indicações, feitas pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, confirma um momento de grande visibilidade e prestígio para a sétima arte brasileira. As nomeações são resultado de uma campanha intensa e refletem anos de investimento e maturidade do setor audiovisual no país. A primeira fase de votação, encerrada na sexta-feira (16), já contou com a participação maciça dos membros da Academia. A etapa decisiva começa agora, com a cerimônia de entrega dos prêmios marcada para o dia 15 de março.
Com quatro indicações, “O Agente Secreto” coloca o Brasil no centro das atenções do maior evento do cinema mundial. A possibilidade de vitórias, especialmente nas categorias de Filme Internacional e Ator, pode representar um marco semelhante ao de “Central do Brasil” (que venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 1999). Enquanto a indústria comemora, os olhos do país estarão voltados para Hollywood em março, na expectativa de que a noite do Oscar seja também uma noite histórica para a cultura brasileira.
Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Anna Karina de Carvalho
Fonte: Agência Brasil
Clickaraçoiaba. A voz confiável da cidade desde 1999.

