Operação NIX – Oculus Legis cumpre mandados em SP, PB, PR e PE contra grupo que também invadia sites governamentais e induzia vítimas a automutilação e suicídio
A Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira (11) mais uma fase da operação NIX – Oculus Legis, que investiga criminosos atuando em plataformas digitais na venda de pornografia infantil. Foram cumpridos 2 mandados de prisão, 3 de internação de adolescentes e 14 de busca e apreensão em São Paulo, Pernambuco, Paraná e Paraíba.
O grupo é acusado de integrar organização criminosa que atuava no Discord, promovendo estupros virtuais, incentivando automutilação e induzindo vítimas ao suicídio. Segundo o Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD), os alvos também invadiam sites governamentais, inseriam dados falsos e praticavam lavagem de dinheiro.
Autoridades do NOAD foram ameaçadas após operações anteriores que prenderam líderes da rede. O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que a equipe seguirá atuando para identificar e punir criminosos que acreditam se esconder no anonimato da internet.
Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Geraldo Jr.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.