O número de casos de dengue em Sorocaba segue em alta e acende o alerta para o risco de surto da doença. Nos últimos quatro dias, 116 novos casos foram registrados, elevando o total para 520 confirmações. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (6) pela Prefeitura.
Do total de infectados, 463 casos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. Outros 54 são importados e três seguem como indeterminados. Até o momento, Sorocaba registra uma morte confirmada pela doença em janeiro, sem novos óbitos sob investigação.
Um dos principais fatores que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti é o índice larvário, que atualmente está em 8.2 – quatro vezes maior do que o registrado no final do ano passado. Isso significa que, a cada 10 casas vistoriadas, em oito foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue.
Para conter a disseminação da doença, especialistas reforçam a necessidade de eliminar criadouros, evitar o acúmulo de água parada e utilizar repelentes, preferencialmente os que contêm icaridina. Além disso, a vacinação está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Até o momento, 12.208 jovens iniciaram o ciclo vacinal contra a dengue em Sorocaba, mas apenas 4.604 completaram as duas doses. A vacina QDenga pode ser encontrada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Segundo a Secretaria da Saúde, ainda há pouco mais de seis mil doses disponíveis.
ASSISTA VÍDEOS SOBRE OUTRAS MATÉRIAS:
Matéria: Aurélio Fidêncio
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.