Prefeito é afastado do cargo após operação da Polícia Federal

0

PF cumpre 2 mandados de prisão preventiva; investigações começaram após apreensão milionária

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos – partido de direita), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14/8) por determinação da Justiça de São Paulo. Ele é alvo da Operação Estafeta, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que investiga um esquema de corrupção envolvendo as secretarias de Obras e de Saúde do município. O político será monitorado por tornozeleira eletrônica.

A investigação teve início em julho, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie — em reais e dólares — no apartamento de Paulo Iran Paulino Costa, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e apontado pela PF como operador financeiro do prefeito. Segundo as apurações, Paulo Iran arcava com despesas pessoais da família de Marcelo Lima, incluindo cartões de crédito, contas de telefone e a faculdade de medicina da filha.

Ao todo, a PF cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas na Grande São Paulo. Também foram autorizadas quebras de sigilos bancário e fiscal dos investigados.

Durante as ações, a polícia esteve em endereços de sócios da empresa Terraplanagem Alzira Franco, onde foram encontrados R$ 400 mil, além de empresas de medicamentos, importação e exportação e a residência de um servidor municipal.

As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), incluem afastamento de funções públicas e monitoramento eletrônico. Os investigados responderão, conforme suas participações, por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

Matéria: Aurélio Fidêncio
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.

Assista outras matérias interessantes em vídeo:

OFERECIMENTO:

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

error: Vai trabalhar varejeira!