Atenção “Tamanduás Araçoiabanos” já está saindo Iça.

0

Botas untadas com óleo queimado, bacias com água, garrafas pet e bora caçar formigueiros ativos pela cidade, pois nessa manhã (10) foi avistado grande número de Iças vermelhas, isso significa que pela tarde deverá sais Iças Pretos, a julgar pelo clima ensolarado e com temperatura elevada hoje deverá ser o dia que mais sairá Iça.

Em Araçoiaba da Serra a região que mais possui formigueiros ativos é o setor 4 (Jundiacanga, Campo do Meio e Cercado), porém o bairro  que mais possui “Tamanduás” é Araçoiabinha, onde consequentemente há maior número de Iças para compra.

Sua captura é um ritual que mistura diversão, subsistência e prazer. Elas saem dos formigueiros e sobrevoam a cidade. Em bandos, as pessoas munem-se de seus instrumentos: galhos e gravetos, vasilhas com tampa… para que não escapem. Como têm ferrões, é valorizada a habilidade de retirá-los, para evitar as picadas.

O produto da captura é para consumo próprio e para venda em bodegas e bares, onde são usadas como tira-gosto. O que há de mais moderno é que podem ser congeladas para utilização em festividades como o carnaval, acompanhando cervejas ou cachaças da Serra. Com as novas técnicas de conservação, as tanajuras passam a ser mantidas para além de sua sazonalidade. Em casa, são compartilhadas por todos os membros da família. Na rua, são partilhadas em mesas de bares e restaurantes, entre amigos.

Além de valorizada culturalmente e de sua rica composição nutricional – enquanto que a carne bovina possui 20% de proteínas, as formigas contêm aproximadamente 44%, sendo sua composição ainda rica em sódio, potássio, ferro, cálcio e ácidos graxos – as tanajuras têm outros empregos além da comida: são também usadas como mezinhas. No sertão nordestino, mezinha é o nome que se dá ao remédio caseiro tido como certeiro.

Quanto custa um litro do Iça/ Tanajura?

A iguaria está cotada a R$100,00 (cem reais) por cada pet de 2 litros de Iças limpos (sem as pernas, asas e ferrão), ou seja, apenas tronco e abdômen ovado “bunda”, já a pet de abdômen ovado custa em média R$200,00 (duzentos reais) cada pet de 2 litros.

Aqui em Araçoiaba da Serra e cidades próximas vamos concentrar a oferta e procura no grupo do fecebook da região de Sorocaba:

Após a caçada de hoje a tarde publiquem aqui nos comentários as fotos com o resultado para que possamos ver qual região mais capturou Iças este ano.

Matéria: Aurélio Fidêncio
Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP
Desde 1999
WhatsApp: (15) 99732-1144
Participe de nosso grupo de notícias no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/4xJikNjir6wGNFNRS7LtOe

Campartilhe.

Deixe Um Comentário