Evolução digital chega aos supermercados sorocabanos

0

Você está lendo isso? Seu futuro cliente também!
Anuncie no
GUIA COMERCIAL DO CLICKARAÇOIABA
Custa pouco e dá resultado.
(15) 99732-1144

Caixas automatizados reduzem tempo nas compras e já funcionam em lojas do Tauste, Coop e Boa

As novas tecnologias chegaram para ficar nos mais diversos segmentos de consumo e as redes de supermercados são um dos ramos de negócio que, rapidamente, estão incorporando as mudanças. A Associação Paulista de Supermercados (Apas), por exemplo, participou no início do mês da maior feira internacional de varejo do mundo, a NRF em Nova York. Experiências que parecem inspiradas em filmes de ficção científica como entregas feitas por drones ou supermercados sem funcionários, onde tudo é feito pelo cliente, são algumas das tendências futuristas que começam a ser apresentadas aos investidores do ramo.

Em Sorocaba, redes como Coop, Tauste, Boa e Barbosa já oferecem opções rápidas para atender a necessidade de quem precisa ficar o menor tempo possível no estabelecimento, mas suficiente para não esquecer nenhum produto. Para isto, seja nas compras on-line e entregues em casa ou pessoalmente, a tecnologia digital já é uma aliada poderosa, independente do perfil do consumidor. Na rede Barbosa ele pode escolher as mercadorias pelo site e programar para ir buscá-las depois e, como num drive-thru, estaciona o carro e carrega os produtos. Também pode programar a hora da entrega em sua casa.

O supermercado Boa, na Vila Hortência, oferece aos seus consumidores caixas automatizados. O cliente passa a sua mercadoria pelo leitor do código de barra e pode pagar com cartões de débito, crédito, tíquete alimentação ou cartões da própria loja. “Depois que você usa uma vez não quer voltar ao atendimento tradicional porque tudo é mais rápido”, aprova o cliente Marco Morelli.
Funcionários permanecem no local para auxiliar aqueles que, curiosos, querem experimentar o novo sistema. “Até os idosos estão gostando e usando agora esta opção”, atesta o gerente João Batista Picoli.

Bebida alcoólica

Os equipamentos trabalham com softwares integrados de tal forma a impedir que um menor de 18 anos compre bebida alcóolica. Isto é, se for um adulto comprando a mesma bebida, ele terá que digitar o seu RG e, posteriormente, confirmar a sua data de nascimento. Sem esse procedimento a máquina-self suspende a compra imediatamente. “Isso garante o cumprimento da lei para não se vender bebida alcóolica a menores”, reforça Picoli.

Ele transmite outra inovação do caixa automatizado: “Enquanto a pessoa não colocar cada produto de forma individual na cesta ele não libera o produto seguinte, e isso evita que a pessoa não pague pelo que está levando”, esclarece o gerente.

No Coop o sistema é chamado de self-check-out e foi implantado a 15 dias. Antes de Sorocaba, as cooperativas de Piracicaba, Santo André e Tatuí também implantaram a compra automática e a tendência é que a novidade alcance as outras 26 lojas cooperadas. No Coop da rua Padre Madureira, no Além-Ponte, dois funcionários auxiliam os clientes.
No supermercado Tauste do Parque Campolim, os caixas automatizados também servem os clientes que não querem esperar nos caixas convencionais. A novidade chama atenção de quem não conhece e vem ganhando adeptos.

Mas tem gente que ainda prefere o contato olho a olho com o funcionário, como o Rafael Jesus de Lima Dias. Ele já utilizou as máquinas automáticas, mas não deixa de lado os caixas convencionais. “É hábito mesmo. O contato humano ainda faz parte da gente”, comentou ele defendendo, mesmo assim, o novo sistema. “Esse é o futuro onde as pessoas se adaptam à tecnologia”.


Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP – Desde 1999
PARTICIPE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP:
http://www.clickaracoiaba.com.br/?page_id=3899


PARTICIPE:

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.