Solenidade alusiva à Revolução Constitucionalista de 32 acontece no CPI-7

0

Click aqui e confira os melhores comércios e prestadores de serviços de Araçoiaba da Serra

A cerimônia ocorrerá no Comando do Policiamento do Interior (CPI-7)

Na sexta-feira (6), às 9h, uma solenidade vai marcar os 86 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia ocorrerá no Comando do Policiamento do Interior (CPI-7), na Vila São Caetano, e contará com a presença do prefeito José Crespo e de autoridades da Polícia Militar e Civil, Marinha e Exército.

O evento é realizado pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Polícia Militar e Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo e que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Na ocasião, o professor e historiador de Sorocaba, Adilson Cézar, vai relembrar a data com uma homenagem ao movimento. No evento também ocorrerá o hasteamento da bandeira e entrega de medalhas. Outra atração da solenidade será a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, que tem 210 anos de existência.

A banda tem em sua composição: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, caixas de guerra, surdos, quadriton, pratos, liras, gaitas, flautins, trompetes e trombonitos. Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra ao USS Saint Louis, navio este pertencente à Marinha Americana.

Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador “Tamandaré”, sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais. Essa tradicional Banda Marcial vem divulgando a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais.

O CPI-7 está localizado na rua General Mena Barreto, 190, na Vila São Caetano, Sorocaba/ SP.

Matéria: Aurélio Fidêncio
Fonte: CPI-7
Foto: Arquivo Jornalista Vander Luiz – Evento Ocorrido em 2017 em São Roque/ SP
Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP – Desde 1999
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/clickaracoiaba

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.