Como fazer chupeta corretamente.

0
Siga a página do Clickaraçoiaba do Facebook e fique por dentro das principais notícias e acontecimentos de Araçoiaba da Serra e Capela do Alto.
APROVEITE [INSCREVA-SE] em nosso canal e assista a nossa última matéria em vídeo:

Aprenda como fazer uma chupeta com segurança.

Chupeta com Segurança

É muito comum que motoristas ou até mesmo profissionais façam a chupeta conectando os cabos diretamente nas duas baterias, unindo positivo com positivo e negativo com negativo.

Esta ligação realmente é muito simples de fazer e funciona, contudo oferece risco à segurança da pessoa, pois ela fica muito próxima da bateria, sem a possibilidade de se proteger de uma possível explosão.

Explosão?! – Sim, a bateria de um carro acumula gases e pode explodir quando está com problemas.

Considerando que uma bateria descarrega completamente quando está fora de suas condições normais de funcionamento, realizar uma chupeta para tentar recarregá-la é um procedimento de risco.

Você está lendo isso? Seu futuro cliente também está! Anuncie no Guia Comercial do Clickaraçoiaba, é barato e dá resultado!

As seguintes etapas devem ser seguidas à risca.

A imagem acima demonstra os passos que devem ser seguidos para fechar o circuito e realizar a famosa chupeta. Confira a sequência:
1. Conecte uma das garras do cabo vermelho no polo positivo (+) da bateria descarregada;
2. Conecte a outra garra deste mesmo cabo vermelho no polo positivo da bateria carregada;
3. Conecte uma das garras do cabo preto no polo negativo (-) da bateria carregada;
4. Conecte a outra garra do cabo preto em uma parte metálica do motor do carro que está com a bateria descarregada. Quanto mais distante da bateria este cabo for conectado, mais segura a pessoa estará.

5. Certifique-se de que os cabos fiquem longe das ventoinhas, correias e outras partes móveis de ambos os motores.
6. Dê a partida no veículo e remova os cabos na ordem INVERSA da conexão.

A grande diferença deste procedimento está na execução do passo 4, no qual a pessoa estará distante da bateria quando o circuito paralelo for fechado, reduzindo significativamente o risco de ferimento em caso de uma possível explosão causada pelo início da carga da bateria danificada.

– Utilize cabos específicos para chupeta (CABOS GROSSOS 10mm), não tente improvisar a ligação com fios destinados a tomadas residenciais ou alto-falantes automotivos. Fios muito finos podem sobreaquecer e iniciar um incêndio.

– Desligue o som e outros equipamentos eletrônicos que possam estar ligados nos dois carros;
– Verifique a chave das luzes do carro que está com a bateria descarregada, certificando-se de que elas estão desligadas;-

Depois que as baterias estiverem conectadas, dê a partida no carro que está com a bateria carregada e deixe-o funcionando por aproximadamente 5 minutos antes de dar partida no carro que está com a bateria descarregada. Assim a bateria receberá uma pequena carga antes da partida;

– Quando o carro com a bateria descarregada começar a funcionar, desligue os cabos da chupeta, evitando que qualquer diferença de potencial entre os alternadores dos carros venha a danificar algum componente dos mesmos.

Caso o motorista saiba que a bateria descarregou porque esqueceu algo ligado, como as luzes ou o som, basta rodar alguns quilômetros com o carro para efetuar a carga. Já nos casos em que não é possível identificar o motivo do descarregamento é recomendado procurar uma auto-elétrica para realizar o diagnóstico do veículo.


Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP – Desde 1999

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/clickaracoiaba
Campartilhe.

Comentários desativados.