Filho mais velho de Fidel Castro se suicida em Havana.

0

Conhecido como ‘Fidelito’, Fidel Castro Díaz-Balart estava com depressão profunda.

HAVANA – O primogênito do falecido líder cubano Fidel Castro, Fidel Castro Díaz-Balart, de 68 anos, se suicidou nesta quinta-feira em Havana, informou a televisão estatal da ilha. Castro Días-Balart, o único filho nascido do casamento de Fidel Castro com Mirtha Días-Balart e que na ilha era conhecido popularmente como “Fidelito”, estava em depressão profunda há vários meses.

“O doutor em Ciências Fidel Castro Díaz-Balart, que vinha sendo atendido por um grupo de médicos havia vários meses por um estado depressivo profundo, atentou contra sua vida na manhã de hoje, primeiro de fevereiro”, comunicou o jornal estatal “Granma”. Jornalistas locais, como a ativista Yoavni Sánchez, confirmaram a notícia no Twitter.

O funeral será organizado pela família, ou seja, sem um tratamento oficial, em uma data que ainda será definida.

Nascido em 1 de setembro de 1949, Castro Díaz-Balert era assessor científico do Conselho de Estado de Cuba, órgão máximo do governo da ilha, e vice-presidente da Academia de Ciências do país caribenho. Formado em Física na então União Soviética, “Fidelito” ocupou o cargo de Secretário Executivo da Comissão de Assuntos Nucleares de 1983 até 1992.

Muito parecido com o pai, inclusive na altura e barba, “Fidelito” foi filho do casamento do líder da revolução cubana com Mirtha Díaz-Balart, sua primeira mulher que mora na Espanha, da qual se separou após a revolução de dezembro de 1959.

No enterro do pai, foi visto ao lado dos cinco meio-irmãos — Antonio, Ángel, Alex, Alexis e Alejandro —, que Fidel Castro teve do seu casamento com Dalia Soto del Valle. Seu contato com o pai durante sua formação foi limitado, como reconheceu em 2013, numa entrevista ao “Russia Today”:

— Não é um segredo que nos anos de minha adolescência e primeira juventude em Cuba havia uma situação muito complexa. E, sem dúvida, tanto ele como os outros principais líderes tinham pouco contato. Não tinham a possibilidade que tem um ser humano normal de chegar em casa tranquilo — contou. — Havia um filósofo espanhol, Ortega e Gasset, que dizia: ‘Eu sou eu e minhas circunstâncias’. Isso qualquer um pode zier. E posso repetir: eu também.

Em seu primeiro casamento, com Olga Smirnov, “Fidelito” teve dois filhos: Fidel Antonio, de 37 anos, doutor em Ciências e Tecnologia nuclear, e Mirta María, de 34, doutora em Matemática.

Por parte de mãe, “Fidelito” era primo dos políticos republicanos americanos Lincoln e Mario Díaz-Balart, de longa trajetória política anticastrista.

Em suas últimas aparições públicas, “Fidelito” discursou sobre a nanociência, tema que estudava pelo interesse demonstrado na questão pelo governo de seu tio Raúl Castro.

Você está lendo isso? Seu futuro cliente também está! Anuncie no Guia Comercial do Clickaraçoiaba, é barato e dá resultado!

Siga a página do Clickaraçoiaba do Facebook e fique por dentro das principais notícias e acontecimentos de Araçoiaba da Serra e Capela do Alto.
 Matéria: Aurélio Fidêncio
Fontes: Agências internacionais, Jornal O Globo.
Foto: Adalberto Roque / AFP
Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP – Desde 1999

Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/clickaracoiaba
Campartilhe.

Comentários desativados.